domingo, 28 de abril de 2013

Recursos Naturais

  Apesar das inerentes desvantagens econômicas com que Timor Leste se deparou, é necessário ter em consideração as eventuais vantagens que poderão ainda surgir, apesar de ser impossível quantificá-las em termos precisos nesta fase. Timor Leste possui dotes de recursos naturais adequados que incluem os recursos minerais e agrários. Tal como é exposto no quadro da presente página, o ouro, o cobre e o ferro constituem os minérios mais conhecidos que se sabe existirem em Timor Leste. Entre as demais matérias-primas não minerais estão o mármore, o barro (vermelho e branco), a bentonite, a rocha magmática, a pedra de liós cristalina e muitos mais. É necessário proceder a mais pesquisas, por forma a determinar a viabilidade destes recursos não cobertos na pesquisa anterior. Poderá valer a pena explorar algumas destas matérias-primas para consumo interno, especialmente no que diz respeito à reconstrução das habitações e instalações públicas. Foram encontrados jazidas tanto de petróleo bruto, como de gás natural no Mar de Timor. As reservas do restante petróleo existentes na área foram calculadas em, pelo menos, 1,05 biliões de barris de petróleo, gás de petróleo condensado e líquido (disponível em http://www.nt.gov.au/ord). As receitas provenientes do petróleo e gás existentes no Timor Gap poderão ter um impacte positivo (ou negativo) bastante forte sobre o desenvolvimento econômico em Timor Leste, em função dos resultados das negociações a decorrer presentemente.

Para além disso, o café tem sido o bem mais fiável de Timor Leste desde os finais do século XIX e o país é já conhecido há muito pela elevada qualidade do seu café orgânico. Mais de 90% dos rendimentos das exportações totais de Timor Leste provêm do café (ver quadro da página seguinte). A produção poderia ser expandida em 60% nos distritos onde o café é cultivado a médio e longo prazo, por forma a garantir uma produção excedente.

A pesca costeira constitui também um potencial considerável, apesar da presente exploração ser baixa. Por exemplo, de um potencial de produção marítima calculado em 600.000 toneladas por ano, apenas são recolhidos menos de 1%, proporcionando um rendimento de aproximadamente 200 quilos por pescador (Brahmana e Emmanuel 1996:53). Independentemente dos produtos agrícolas, o desenvolvimento do turismo ecológico pode significar uma importante fonte de captação de receitas em divisas e de emprego para Timor Leste.

Um comentário:

  1. Estou agradecendo ao Sr. Benjamin Lee por toda a sua ajuda para garantir nosso empréstimo para nossa nova casa aqui na Fruitland. Você foi organizado, meticuloso e profissional, assim como gentil, o que fez toda a diferença em nossas interações com você. Depositamos nossa confiança em você e você definitivamente nos ajudou. Obrigado por sua paciência, assim como por nos tratar como pessoas, ao invés de apenas clientes de empréstimo doméstico. Você está acima do resto, eu quero recomendar a qualquer pessoa aqui procurando por empréstimo ou investidores para entrar em contato com o Sr. Benjamin Lee e sua equipe porque eles são boas pessoas com coração gentil, Sr. Benjamin Lee Email Contato : 247officedept@gmail.com



    Cumprimentos,
    John Burley! Nossos chapéus para você!"!

    ResponderExcluir